MOSTEIRO DA BATALHA CAPELA DO FUNDADOR

My Image

VISITA VIRTUAL 360º

Sala do Capítulo

A Sala do Capítulo era a sala onde se reuniam os frades, presididos pelo abade ou prior, para a leitura do capítulo ou da vida dos santos. Servia para todas as assembleias, em especial quando era preciso decidir qualquer assunto de interesse geral para o convento.
Coube ao mestre Huguet finalizar a célebre Sala do Capítulo, alterando o projecto inicial, lançando uma única abóbada de 16 nervuras radiantes, sem suporte central. de planta quadrada de 19m de lado, que constitui um impressionante desafio técnico. De salientar o vitral de 1514 atribuído a Francisco Henriques de origem flamenga; um tríptico da Paixão (Crucificação/Calvário/Descida da Cruz), com predominância da côr sobre o desenho. Numa das misulas de angulo, a figura de um arquitecto (Huguet?) parece querer, ainda hoje, receber dos visitantes de tributo à sua ousadia constructiva.
A construção é de tal forma arrojada que inspirou o historiador e romancista português, do século XIX, Alexandre Herculano, a construir uma lenda – a chamada “lenda da abóbada” e onde diz que “a abóbada não caiu. A abóbada não cairá”.